Páginas

quinta-feira, outubro 02, 2008

Decoupage


Olá!
Hoje venho falar de uma técnica de artes decorativas que estou agora a descobrir( e estou a adorar). Decoupage.


O que é a decoupage?

Arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa "découpage" significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objectos como madeira, metal, vidro e tecido. A técnica dá a impressão que se transforma o objecto através de uma pintura, quando, no entanto, o que se faz é uma espécie de colagem.

Como se faz decoupage.
A técnica de découpage consiste na fixação de motivos de papel em objectos escolhidos para o efeito, aos quais se aplicam várias camadas de verniz, por forma a conseguir um acabamento semelhante ao lacado. Os papéis a utilizar devem estar impressos apenas em uma das faces e serem suficientemente espessos para suportar as camadas de verniz.
Se a superfície a trabalhar for de textura rugosa, deve ser polida com lixa média.
Depois de aplicar uma camada de tinta deixe-se secar durante algumas horas e, com lixa fina, efectua-se um ligeiro polimento.
Recorte-se os motivos escolhidos e espalhe-se uniforme mente cola sobre a superfície posterior. De seguida faz-se a respectiva colagem.

Depois da cola devidamente seca procede-se à aplicação da primeira camada de verniz, passando o pincel sempre na mesma direcção e deixe-se secar de um dia para o outro. Quando estiver seco aplique-se nova camada de verniz, desta vez, noutra direcção. Mais uma vez deixe-se secar. Aplique o número suficiente de camadas de verniz até que as bordas dos recortes não sejam perceptíveis ao tacto.
E agora porque não aplicar esta técnica em alguma caixinha de madeira que tenham em casa.
Beijocas
Cláudia

Sem comentários: